DEBATE SOBRE A TRANSPOSIÇÃO: Ricardo Coutinho cobra mais ações da bancada paraibana sobre recursos para obra

fiep-ricardo-coutinho
O governador Ricardo Coutinho participou, na noite desta segunda-feira, 30, de encontro sobre a importância da transposição do Rio São Francisco, realizado na sede da FIEP, em Campina Grande com a presença do ministro da da Integração Nacional Helder Barbalho, que prestou contas sobre o andamento da obra.
Durante o discurso, o gestor paraibano pediu que a bancada federal reveja a destinação de recursos para nova obra de aproveitamento de água de Boqueirão destinada ao Curimataú. Vários representantes da Paraíba em Brasília também participaram do debate. Ricardo Coutinho destacou a urgência de construir o terceiro eixo da Transposição, através do Vale do Piancó, para resolver os problemas hídricos do Estado de uma maneira integral.
Tanto o gestor paraibano, quanto senadores e deputados paraibanos, participaram de inspeção às obras dos açudes de Poções e Camalaú, ao lado do ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional. O ministro anunciou que voltará à Paraíba no dia 6 de março para a solenidade alusiva à chegada das águas na cidade Monteiro. Senadores, deputados federais e outras lideranças da região também participaram da visita às obras.
Na ocasião, Ricardo Coutinho afirmou que o Governo do Estado está fazendo sua parte em relação às obras ligadas a transposição, como a limpeza do leito do Rio Paraíba, construção de adutoras, entre outras. “A parte do Governo do Estado está em dia e estamos sempre dialogando com o Ministério da Integração para ajudar nesta importante obra para que a água chegue em Poções, em Camalaú e, posteriormente, em Boqueirão, porque estamos em uma situação bastante crítica. É preciso que a água chegue, já que a previsão de chuvas não é boa. Então, no início de março, as águas do Rio São Francisco devem chegar em Monteiro para amenizar os problemas decorrentes da seca e, um mês depois, mais ou menos, chegarão em Boqueirão”, falou o governador.
De acordo com o ministro Helder Barbalho, as obras executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estão no ritmo desejado e no início de março tudo estará pronto para a chegada das águas do Rio São Francisco em Monteiro. “Fizemos hoje a inauguração da terceira estação de bombeamento em Pernambuco, também vistoriamos as estações de bombeamento 4, 5 e 6 e mantemos os prazos de chegada das águas em Monteiro. Provavelmente, na primeira semana de março, no dia 6 para ser mais específico, voltaremos à cidade para fazermos uma solenidade em alusão à chegada da água no município, beneficiando os habitantes dessa região paraibana”, pontuou o ministro.
As águas da transposição do Rio São Francisco chegarão em março na Paraíba pelo Eixo Leste, por meio do Canal das Vertentes Litorâneas (Acauã-Araçagi), considerada a maior e mais importante obra hídrica da história da Paraíba. A obra tem orçamento de R$ 1 bilhão e vai beneficiar mais de 600 mil habitantes de 38 municípios paraibanos, incluindo irrigação de 16 mil hectares. Dividida em três lotes, a primeira etapa, com 40 km de extensão, tem mais de 90 por cento concluída e vai ficar pronta até março para atender os municípios de Itatuba, Mogeiro, Itabaiana e São José dos Ramos.
Créditos: Polêmica Paraíba com Assessoria

Comentários