PMJP realiza ação pelo ‘Dia Municipal da Paz no Trânsito’

Adesivagem, atos religiosos, carreata e intervenções impactantes fazem parte da programação

 Nesta sexta-feira, 24, é o ‘Dia Municipal da Paz no Trânsito’, e em João Pessoa acontece uma série de atividades em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de disseminar entre os pessoenses a cultura da paz para um trânsito mais seguro e humanizado. A ação será feira por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), com apoio de órgãos parceiros

Adesivagem, atos religiosos, carreata, intervenções impactantes, mobilização nas redes sociais e distribuição de material educativo serão ações que vão acontecer ao longo do dia para chamar a atenção da população. A mensagem que a PMJP preparou para o ‘Dia Municipal de Paz no Trânsito’ vai trazer para o centro das discussões questões importantes como à imprudência, o consumo de bebidas alcoólicas e a alta velocidade ao volante, atitudes perigosas que acabam aumentando os acidentes de trânsito e matando milhares de pessoas.

A abertura do evento acontecerá às 9h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa - Monumento a Pedra do Reino) com a participação de equipe da Semob, familiares de vítimas de acidente de trânsito e órgãos parceiros. Às 11h será realizada uma carreata da Lagoa, seguindo pela Avenida Epitácio Pessoa, até o cruzamento da Rua João Domingos, onde será feita uma oração pelas pessoas que foram vítimas da violência no trânsito.

Das 14h às 16h, em Mangabeira, a ação acontecerá nas proximidades do Mercado Público. Às 17h, uma missa em Ação de Graças será celebrada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar. O evento será encerrado no Busto de Tamandaré das 19 às 22h. Em locais de acidentes serão instalados painéis pedindo ‘Paz no Trânsito’.

Redes sociais
Durante todo o dia dicas de segurança no trânsito serão compartilhadas pelos perfis do Twitter (@pmjponline e @semobjp) e do Facebook (https://www.facebook.com/pmjponline e https://www.facebook.com/semobjp ). O aplicativo que pode ser acessado diretamente pelo navegador por meio do link https://twibbon.com/Support/paz-no-transito-2 insere automaticamente a marca da campanha “Eu quero paz no trânsito” no avatar de cada pessoa nas redes sociais.

“Neste dia 24, queremos mostrar à população que a mudança de atitude de cada um no trânsito, respeitando sua vida e a do próximo, pode gerar benefícios para todos”, disse o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade.

Para o superintendente adjunto, Roberto Pinto, o “Dia Municipal da Paz no Trânsito” este ano vai ser um marco na cidade. “Vamos convocar a população para se engajar na defesa da paz no trânsito. Temos que assumir um compromisso para acabar com essa violência, com simples mudanças de atitude, obedecendo às leis e sendo mais gentil. Queremos paz no trânsito”.

São parceiros efetivos da ação: Semob, Secretaria Municipal de Saúde, Comitê Municipal de Acidentes e Violência, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER), Câmara Municipal de João Pessoa, Sest/Senat, Ordem dos Advogados do Brasil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), além de familiares de vítimas da violência no trânsito.

Lei
A lei que instituiu 24 de Janeiro como “Dia Municipal da Paz no Trânsito” é de autoria do vereador Bruno Farias (PPS). O evento consta no calendário oficial de eventos do município desde 2010. De acordo com a lei, a data tem o objetivo de promover campanhas educativas, estimular práticas cidadãs no trânsito e melhorar a qualidade de vida da população. 

Confira a programação
Sexta-feira – 24 de janeiro – Dia Municipal da Paz no Trânsito
- 9h - Abertura do evento- Parque Solon de Lucena ( Lagoa- Monumento Pedra do Reino)
- 11h - Carreata em direção a Rua João Domingos x Epitácio Pessoa. Nesse local será feita uma oração com familiares e órgãos parceiros pelas vítimas da violência no trânsito
- 14h às 16h - Mangabeira (Mercado Público)
- 17h - Missa em Ação de Graças às vítimas de acidentes de trânsito (Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar)
- 18h30 às 22h - Encerramento - Busto de Tamandaré (Banco do Brasil)
Da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Comentários