Escola modelo na zona rural de Alhandra foi inaugurada nesta quinta-feira

DSC_0039
O prefeito Marcelo Rodrigues e representantes da fábrica Elizabeth Cimentos Ltda inauguram, na manhã desta quinta-feira (23), às 9h, a escola modelo Herculano Bandeira. Localizada no assentamento João Gomes, na região da Grande Mucatu, a escola foi construída dentro dos padrões de acessibilidade para os portadores de deficiência física, numa parceria público privada entre a Prefeitura de Alhandra e a fábrica Elizabeth Cimentos. A nova escola disponibilizará 500 vagas, sendo 300 delas para alunos novatos, para o Fundamental II (do 6º ao 9º ano), como também atenderá ao EJA do 5º ao 8º ano. A antiga escola só atendia ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e ao EJA do 1º ao 4º ano. A Banda Marcial de Alhandra vai abrilhantar a inauguração.
A nova unidade terá no bloco administrativo biblioteca, sala de inclusão digital, sala de professores, secretaria, sala da diretoria, banheiros masculino e feminino, uma cantina e estacionamento. No bloco pedagógico ficam quatro salas de aula, duas baterias de banheiros feminino e masculino, inclusive com acessibilidade em cada um deles, e uma ampla área de corredores. O terceiro bloco, que ainda será construído pela Prefeitura e é destinado a prática desportiva, terá uma quadra poliesportiva, além de espaços de recreação arborizados e urbanizados. A escola tem 1.676 metros quadrados de área construída e uma área total de 2.359 metros quadrados. O projeto da nova unidade é assinado pela arquiteta Débora Medeiros, que trabalha com o Grupo Elizabeth.
Secretário de Educação, Francisco de Assis e auxiliares durante visita à escola
A construção deste novo espaço faz parte de um acordo formalizado entre a indústria Elizabeth e a Prefeitura de Alhandra, com o aval da comunidade local. A Prefeitura cedeu o terreno da antiga escola onde está sendo construída a nova planta da Elizabeth, em contrapartida a empresa construiu uma nova unidade, mais ampla e moderna. A escola modelo, segundo o Secretário de Educação, Francisco de Assis, também adotará o Programa Mais Educação, definido pelo período integral, para os alunos do Fundamental I e será um marco para a educação no município. “Essa escola será um modelo que nos ajudará a dar um salto de qualidade na rede municipal de ensino”, afirmou Assis, lembrando também que a escola vai facilitar a vida das famílias que hoje moram na região da grande Mucatu e que precisavam antes da uniodade mandar seus filhos para a zona urbana para estudar.
“A partir deste ano letivo, nossos alunos passarão a dispor de um prédio moderno, bem equipado. Outro benefício é que em Alhandra só duas escolas municipais possuem o nível fundamental completo, que é a Professora Zélia Correia do Ó e a Alfredo José de Carvalho, e elas ficam na cidade, com essa escola modelo o nível fundamental completo também poderá ser cursado na zona rural”, comemora o prefeito Marcelo Rodrigues.
SONY DSC SONY DSC
SONY DSC SONY DSC
SONY DSC SONY DSC
SONY DSC SONY DSC
SONY DSC
A construção da escola foi responsabilidade da Elizabeth e a disponibilidade de equipamentos e corpo funcional é da Prefeitura. Para o prefeito de Alhandra essa parceria é uma via de mão dupla. “Todos ganharam com essa ação. A comunidade vai dispor de uma escola moderna, a Prefeitura ganhou um equipamento novo e adequado aos novos padrões de ensino e a Elizabeth pôde construir a sua fábrica em sintonia e harmonia com quem habita o seu entorno”, destacou Marcelo Rodrigues, lembrando que essa não é a primeira parceria com o Grupo Elizabeth na atual gestão. No início de 2013, a fábrica de cerâmica do grupo doou 3,5 mil metros quadrados de Antares Cinza, do Tipo A, com PEI 5 ( nível e resistência elevado) que possibilitou a troca do piso de 16, das 18 escolas da rede municipal de ensino de Alhandra.
Secom

Comentários