Coluna LITORAL SUL todo domingo no Jornal CORREIO da Paraíba. Sucesso em todo estado!

PARAÍBA Litoral Sul 29.09.13


Responsável: Kátia Pinheiro
Redação e Produção: Joelma Alves e Luiz Cláudio


Pelas Redes Sociais  

Tallyson Almeida – Enfermeiro
“A saúde do litoral sul da Paraíba está na UTI. Faltam medicamentos, médicos e até enfermeiros.”

Thaissa Marcela – Estudante
“Gente, falta água todo dia aqui em Pedras de Fogo, sem aviso e sem respeito pelo povo, é assim que a Cagepa trabalha.”

SOCIEDADE:
Presença bonita dos estudantes de Turismo, Ramon, Pamela, Samanta, Tiago e Sofia, curtindo as belezas do litoral sul paraibano

Prefeita Tatiana Corrêa e assessor de comunicação, Vailson Oliveira, no Gulliver

Estela Santos e Elisa Feitosa na Praia de Tabatinga

Polêmica
A prefeita de Conde, Tatiana Corrêa (PT do B), disse que apóia a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). A gestora descartou a possibilidade de apoiar a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado. “Fui eleita para fazer o bem para o Conde e o bem para nossa cidade é o governador”, declarou Tatiana, em entrevista ao radialista Luiz Cláudio, da Alhandra FM.

Municipalização de Trânsito        
O trânsito da cidade de Pitimbu passa a ser municipalizado. A atual gestão conquistou recentemente a autorização do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba para integrar o Sistema Nacional de Trânsito. Após inspeção técnica no Demutran, Órgão de Trânsito e Rodoviário, foi constatado que a cidade atende todas as exigências legais do Código de Trânsito Brasileiro.

Parlamento das Águas
Líderes comunitários, usuários de água, representantes de prefeituras e de órgãos públicos de nove cidades paraibanas compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Sul, conhecido como “Parlamento das águas”. Além de gerenciar a distribuição dos recursos hídricos, o comitê é responsável pelo acompanhamento dos casos de contaminação, denuncia situações de escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo nas bacias dos Rios Gramame e Abiaí. O primeiro tem o maior curso d’água com uma extensão de 54,3 km, e seus principais afluentes são os rios Mumbaba, Mamuaba e Água Boa. O segundo se estende por 28,2 km e apresenta como seus principais afluentes os rios Taperubus e Cupissura e o riacho Pitanga.


Casa da Cidadania           
Deputado Branco Mendes com Zé Alves e Edvaldo Calvalcanti

A Casa da Cidadania de Alhandra voltou a funcionar regularmente. Todos os serviços disponibilizados estão atendendo a demanda da população alhandrense. “Após ser inaugurada no dia 15 de agosto com a presença do governador, a Casa teve alguns problemas e o atendimento a população não foi iniciado. Mas agora, tudo está na perfeita ordem”, informou o deputado Branco Mendes.

Conferência
As propostas das administrações municipais apresentadas durante a 5ª Conferência das Cidades serão encaminhadas à Conferência Nacional, marcada para acontecer entre os dias 24 a 27 de novembro, em Brasília. Paralelo a Conferência, a Paraíba criou o Conselho das Cidades que tem a missão de tratar de setores como habitação, mobilidade urbana, transportes, infraestrutura e meio ambiente. Entre os dez conselheiros das Cidades está Aderaldo Dantas, representando o município de Caaporã.

Inauguração
A Escola EJA Antônio Raimundo de Caxitú no Conde foi reinaugurada com apoio de empresários da região.  A solenidade contou com a participação da prefeita Tatiana Corrêa, que agradeceu a iniciativa das empresas Cimpor e Camargo Correia. O evento também foi prestigiado por um grupo de executivos., o ex-deputado Genival Matias, além do Padre Eliezer, professora Aline Ramalho e vereador Denis Pontes.

Posto âncora 
A última terça-feira foi um dia de alegria e festa para os moradores da comunidade de Mata de Garapú II, localizado na zona rural da cidade de Alhandra. É que na manhã de hoje, o prefeito, Marcelo Rodrigues, e o vice-prefeito, Cal Lucena, realizaram a reabertura do posto âncora de Saúde José Bezerra da Silva. O posto, que passou por uma completa revitalização, estava desativado há alguns anos devido a falta de manutenção na parte física e nos equipamentos utilizados nos atendimentos. A atual gestão municipal elevou as paredes, colocou cerâmica, recuperou o telhado e colocou novas janelas, além de dotar o posto de novos equipamentos e de todos os profissionais necessários para seu pleno funcionamento.

Prioridade
O prefeito Marcelo Rodrigues parabenizou o empenho dos profissionais da atual gestão para oferecer melhorias na qualidade de vida da população de toda a região de Alhandra, especialmente, na área de saúde. “Mais de 70 famílias serão beneficiadas com a reativação desse posto de saúde e isso só aconteceu devido ao empenho dos profissionais que se comprometem em oferecer a população uma melhor qualidade de vida e bem estar, através dos serviços de saúde aqui ofertados”, disse o prefeito, lembrando que na sua gestão a saúde é tratada como prioridade. O posto funcionará uma vez por semana com atendimentos em todas as áreas de saúde básica, com serviços clínicos gerais e odontológicos completos.

 Aprovado               
A comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição que permite o pagamento adicional noturno para os profissionais da área de segurança pública (PEC 339/09) aprovou o parecer com substitutivo do relator, deputado Manoel Júnior (PMDB-PB). O parlamentar defende que o Congresso Nacional aprove a PEC que garante o direito a todos os servidores públicos que realizam trabalho no período noturno receberem o adicional. A proposta atende o interesse dos servidores da Receita Federal, policiais federais, policiais rodoviários federais, bem como, os policias militares, policiais civis e bombeiros. “Precisamos assegurar esta garantia àqueles que arriscam a sua vida, em defesa da nossa segurança”, justificou Manoel Junior.

Comentários