PF busca Natan Donadon, primeiro deputado federal condenado pelo STF no exercício do cargo

Político teve mandado de prisão expedido pelo STF ontem

A PF (Polícia Federal) realiza a busca do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) após receber o mandado de prisão expedido na tarde de quarta-feira (26) pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O parlamentar foi condenado em definitivo a 13 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e peculato.
Segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo, Donadon pode se entregar ainda nesta tarde na sede da PF, em Brasília.
A execução da sentença vinha se arrastando desde 2010 por meio de recursos interpostos pela defesa do político. Se for preso, Donadon deve ser o primeiro deputado federal preso no exercício do cargo.
O parlamentar foi considerado culpado do desvio de milhões de reais quando era diretor da Assembleia Legislativa de Rondônia na década de 1990.
Antes do julgamento, Donadon renunciou ao cargo para perder a prerrogativa de foro, forçando o caso a migrar para a primeira instância. Os ministros do Supremo entenderam que o parlamentar fez uma manobra e mantiveram a competência do Supremo no caso.
A Câmara iniciou o processo de cassação do parlamentar na tarde desta quarta-feira, porque, neste caso, o STF não decidiu sobre a perda de mandato. A questão foi ignorada em 2010 porque o parlamentar havia renunciado ao cargo.

R7

Comentários