IDEP/UFPB e Ministério das Cidades capacitam prefeitos da Paraíba

O convênio que será firmado na próxima quinta entre o Ministério das Cidades e o Idep/UFPB

 O ministro Aguinaldo Ribeiro estará em João Pessoa, nesta quinta-feira (02), para o lançamento da Oficina de Formação sobre Programas do Ministério das Cidades direcionada aos prefeitos paraibanos.

Durante o lançamento da Oficina, Aguinaldo Ribeiro, a Reitora da UFPB, Margareth Diniz e o presidente do Instituto de Desenvolvimento doEstado (Idep), Luiz Renato assinam o protocolo de intenções do Ministério das Cidades com a UFPB para ações conjuntas do Ministério na Paraíba.

O CONVÊNIO

O convênio que será firmado na próxima quinta entre o Ministério das Cidades e o Idep/UFPB, tem entre os objetivos principais:

- Fomentar o aprimoramento técnico dos agentes municipais do estado da Paraíba por meio de um conjunto de informações necessárias sobre os programas e ações do Ministério das Cidades;

- Dialogar sobre os programas e políticas do Ministério das Cidades e sobre as formas de acesso e financiamento disponíveis;

- Debater sobre os modelos institucionais adequados para a viabilização de projetos urbanos e os investimentos e custos estimados para a sua implementação;

- Apresentar as estratégias para a viabilização de projetos urbanos, os riscos, as vantagens e osbenefícios ambientais, sociais e econômicos.

Neste sentido, a Oficina de Formação sobre os Programas do Ministério das Cidades, a se realizada no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, pretende apresentar aos técnicos e gestores municipais do estado da Paraíba os principais programas e ações do Ministério das Cidades visando o apoio à gestão municipal.

Todos os 223 prefeitos do estado foram convidados para o evento. Para o presidente Idep, a parceria com o Ministério das Cidades demonstra um modelo de gestão inovador com a chegada da professora Margareth à frente da UFPB. “Esse convênio é mais um passo objetivo e prático para ultrapassarmos os muros da nossa instituição, aproximando a Universidade da sociedade através das Prefeituras. Essa parceria mostra a sensibilidade do ministro Aguinaldo Ribeiro em contribuir com a capacitação dos gestores públicos da Paraíba contribuindo para um maior desenvolvimento econômico-social do nosso Estado”, afirmou.

O encontro promovido pela UFPB entre o ministro das Cidades e todos os prefeitos da Paraíba acontece quinta-feira (02) no auditório da Reitoria a partir das 10 horas. Logo após o encontro está prevista uma entrevista coletiva do ministro Aguinaldo Ribeiro no mesmo auditório. A Oficina de Capacitação de Gestores da Paraíba com os 223 prefeitos, está marcado para os dias 18 e 19 de junho na UFPB.

Assessoria

Comentários