Eleito presidente, Vitalzinho quer ministro da Justiça José Eduardo na CCJ a cada 3 meses


foto
Eleito nesta quarta-feira para presidir a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, a mais importante da Casa, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) quer tornar obrigatória a ida do ministro da Justiça à comissão a cada três meses, informa reportagem da Folha de São Paulo.
Segundo publicação, o peemedebista quer adotar modelo semelhante à Comissão de Assuntos Econômicos, que ouve sistematicamente o ministro da Fazenda sobre a economia do país.
O senador vai sugerir mudanças no regimento interno da comissão para que o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) fale aos senadores. A pauta das audiências do ministro, segundo Vital, seria a política nacional de segurança pública do país.
"Tudo o que diz respeito à segurança passa por essa política. Por isso, é importante que o ministro venha falar aos senadores trimestralmente", afirmou.
Vital também prometeu adotar mais "rigor" nas sabatinas de autoridades indicadas pelo Executivo e Judiciário em cargos nos dois poderes. Cabe à CCJ sabatinar e aprovar os nomes que chegam ao Senado. Depois de aprovados pela comissão, eles seguem para análise do plenário da Casa.
"As indicações vão ser analisadas de forma criteriosa. A CCJ tem uma responsabilidade enorme no momento das indicações, porque ela chancela as iniciativas que vêm de outros Poderes. Temos que estimular o debate", afirmou.
No modelo atual, a CCJ tem como prática aprovar as indicações da presidente Dilma Rousseff para integrantes de cargos no Executivo e Judiciário, sem ampliar os questionamentos aos indicados --uma vez que o governo tem a ampla maioria dos seus integrantes.
Todos os projetos que tramitam no Senado passam pela CCJ, que tem poderes para analisar se estão de acordo com a Constituição Federal. Na pauta da comissão, o peemedebista disse que dará prioridade a temas que estejam em destaque em outros fóruns da Casa.
"Vou tentar conciliar a nossa agenda com a de outras comissões. Se houver uma discussão sobre segurança, por exemplo, eu trarei projetos de segurança para a CCJ. Quero um clima de parceria", afirmou.
COMISSÕES
O Senado finalizou hoje as eleições dos presidentes das comissões permanentes da Casa. A oposição ficou apenas com a presidência da Comissão de Educação, com o senador Cyro Miranda (PSDB-GO). A divisão dos comandos das comissões ocorre com base nos tamanhos dos partidos na Casa.
Como os governistas têm maioria entre as siglas, ocupam os principais postos das comissões. A CCJ e a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) têm no comando o PMDB e o PT --que elegeu ontem o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para comandar a comissão econômica nos próximos dois anos.
O PMDB disputava com o PSDB o comando da Comissão de Educação. Os governistas queriam repassar ao PSDB a presidência da CRE (Comissão de Relações Exteriores), mas os tucanos consideraram mais "estratégico" ficar com o comando da Educação em ano pré-eleitoral. A oposição avalia que terá maior poder para aprovar requerimentos contrários ao governo tendo como tema principal a Educação.
- See more at: http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2013/02/27/eleito-presidente-vitalzinho-quer-ministro-da-justica-na-ccj-a-cada-3-meses/#more-65620

Comentários