Apagão no Nordeste causa falta d'água na PB: previsão de retorno é às 18h

Cagepa ainda não sabe quando o serviço será normalizado

Um final de quinta-feira, 26, e um começo de sexta, 27, tumultuado para os paraibanos. Às 23h14, estados do Norte e Nordeste do país sofreram com a falta de energia, que só retornou na madrugada desta sexta. Na Paraíba, foram atingidos todos os municípios.
Não bastando ficarem sem energia, os paraibanos também tiveram o abastecimento de água interrompido. Ainda segundo a Cagepa, a falta de água atinge praticamente todo Estado.
Divulgada pela Cagepa a previsão sobre a volta do abastecimento d’água em 38 bairros de João Pessoa e no município de Cabelo. A volta do serviço está estabelecido para às 18h desta sexta-feira, 26.
Em João Pessoa, os bairros afetados foram os seguintes: Mangabeira, Miramar, conjunto Vieira Diniz, Tambaú, Manaíra, Cabo Branco, Bessa, São José, Bancários, Anatólia, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo, Timbó, Cristo, Rangel, Jardim Itabaiana, conjunto Homero Leal, Jardim Samaritano, comunidade Boa Esperança, Vale das Palmeiras, Distrito Industrial, Costa e Silva, Jardim Veneza, Bairro das Indústrias, Castelo Branco, Altiplano Cabo Branco, Funcionários II, III e IV, Esplanada, Jardim Sepol, Ernani Sátiro, José Américo, Colibris, Água Fria, Grotão, Praia da Penha e toda região do Valentina Figueiredo.
Mais informações sobre os serviços executados pela Cagepa podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115.
Os problemas
Segundo a assessoria de imprensa da Energisa, a suspensão da energia foi ocasionada por um problema dos transmissores que atendem a região Norte e Nordeste, no entanto, não foram dados detalhes sobre o tipo de problema. O serviço foi normalizado a partir das 1h56 desta sexta-feira, 27.
No caso da Cagepa, a justificativa para a suspensão no abastecimento d’água foi a falta da energia. De acordo com o Boletim transmitido através do 115, a queda da energia prejudicou o funcionamento do sistema de bombeamento da água. A mesma gravação informou que o retorno do serviço acontecerá ainda na manhã de hoje, porém, a atendente da Cagepa revelou que não existe previsão de quando a água irá voltar para as torneiras dos paraibanos.
De acordo com a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falta de energia foi causada por um incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA). O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.

da Redação
WSCOM Online

Comentários