Dia dos Bancários fecha agências na Paraíba

Em virtude do feriado estadual do 'Dia dos Bancários' agências estarão fechadas durante toda esta terça-feira (28); caixas eletrônicos permanecem funcionando.


Compartilhe

As agências bancárias da Paraíba estarão com as portas fechadas durante todo o dia de hoje, em virtude do feriado estadual correspondente ao Dia dos Bancários. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Henriques, apenas os caixas eletrônicos dos bancos estarão em atividade.
“O funcionamento será semelhante aos finais de semana”, completa.
Marcos relembra que, no caso dos clientes que tenham contas a pagar nesta terça-feira, o prazo de vencimento fica estendido para o dia seguinte ao feriado. “Mesmo sendo uma data comemorativa local, este direito é garantido”. Em João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo, existem mais de 120 agências.
Para o secretário geral do sindicato, Marcelo Elvis, a partir do meio-dia, a categoria se reunirá na sede do sindicato para uma confraternização que incluirá sorteio de prêmios. “Esta é uma data inédita, tendo em vista que, embora o feriado tenha sido estabelecido em 2009, nos dois últimos anos caiu no final de semana”, explica. Além da comemoração, o dia será de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que se reunirão para discutir o reajuste salarial da categoria, dentre outras reivindicações. “Nós pedimos um aumento de 10,25% no salário e fim da rotatividade nos bancos, que tem gerado inúmeras demissões, inclusive aqui na Paraíba”, completa o secretário. A data-base nacional da categoria é o 1º de setembro.
A origem da data
Em 28 de agosto de 1951, a categoria iniciou uma das greves mais importantes. O fato entrou para a história, a ponto de a data ser escolhida como o Dia do Bancário. Os 69 dias de paralisação tiveram resultado positivo, pois os donos de bancos acabaram concedendo 31% de aumento.

Comentários