Barqueata e procissão marcam o dia São Pedro em João Pessoa

Clilson Júnior
Barqueata e procissão marcam o dia São Pedro em João Pessoa
A tradicional procissão de barcos com a imagem de São Pedro será raelizada hoje, às 13h30, em João Pessoa. Os pescadores com a imagem do santo sairão em barqueata da praia da Penha em direção à praia de Tambaú. A expectativa é que mais de 300 embarcações sigam a imagem.

O evento religioso acontece no dia de São Pedro e é uma retribuição a proteção oferecida pelo santo. Depois que a imagem do santo chegar à praia de Tambaú será realizada uma procissão até igreja de São Pedro Pescador e por volta das 17h, será celebrada uma missa. A estimativa é que três mil pessoas compareçam à celebração religiosa. 

Quem foi São Pedro?

São Pedro, nasceu em Betsaida, na Galiléia e era filho de Jonas. Simão era pescador, casado, e mantinha uma pequena frota de barcos pesqueiros, juntamente com seu irmão André, e com Tiago e João. Durante um período de baixa estação de pesca, André encontrou Jesus e comentou com seu irmão a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, nomeando-o Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes, para se tornar pescador de homens.

A histórica conta que Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus o coloca em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja quando diz: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu" (Mt.16 13-20).

Depois da ressurreição, Jesus aparece aos seus discípulos e dirige-se a Pedro: "Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros". E por três vezes Jesus faz a mesma pergunta e lhe ordena para que pastoreie seus cordeiros (Jo,21,15-17). Era a investidura oficial a Pedro para ser o Vigário de Cristo, o Pastor Supremo do Rebanho do Mestre.

Mais informações sobre Pedro podem ser encontradas nos primeiros 10 capítulos dos Atos dos Apóstolos, que descrevem a atuação marcante dele, como o grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus. É ele quem faz o primeiro discurso no dia de Petencostes, convertendo 3.000 pessoas. Também é Pedro que realiza o primeiro milagre, curando um homem coxo, assim como é ele o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave.

Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antióquia, onde permaneceu sete anos na direção da igreja e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte em 29 de junho do ano 67 d C.

Ele foi crucificado como Jesus, mas pediu a seus carrascos para que fosse crucificado de cabeça para baixo, porque não se achava digno de ser tratado como seu divino mestre. Há provas irrefutáveis de que foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: a Basílica do Vaticano.

Comentários