DESAFIO RADICAL TERMINA AMANHÃ AQUI EM CAAPORÃ


A JUBALIT/PB – Juventude Batista do Litoral Paraibano– é uma organização que tem a responsabilidade de levar as juventudes batistas do litoral ao compromisso cristão através dos seus três pilares: UNIDADE, ADORAÇÃO E PROCLAMAÇÃO.
Utilizando-se de experiências em projetos já existentes no Brasil e dando um toque jovem a JUBALIT fez nascer o Desafio Radical conhecido como DR – um projeto missionário com a cara jovem onde o desafio é cumprir a missão de várias maneiras diferentes com visão, objetivo, determinação e a adrenalina que o jovem gosta. O DR é um projeto que desperta o jovem cristão ao cumprimento da sua missão: promover a expansão do Reino de Deus aqui na Terra.
Através de parcerias entre as Igrejas Batistas e a Prefeitura Municipal da cidade alvo, Igrejas Batistas do Litoral Paraibano, empresas e instituições amigas é então realizado o DR. O projeto é flexível à disposição geográfica, cultural e social da cidade alvo. A escolha desse alvo é feita com muita oração e dependência de Deus de forma que não paira dúvida alguma sobre o lugar escolhido por Ele.
Objetivos
O Desafio Radical é desenvolvido em duas situações: plantação e/ou revitalização de igrejas. Alguns dos principais objetivos são:
  • Compartilhar o amor de Deus aos moradores com palavras e atitudes;
  • Aconselhar a população em diversas áreas como moral, social e espiritual;
  • Oferecer atendimentos sociais gratuitos à população;
  • Propor entretenimento aos cidadãos durante o projeto;
  • Dar incentivo cultural aos moradores através da apresentação de eventos.
Quando alcançamos esses objetivos percebemos que assim como no início da Igreja de Cristo em Atos dos Apóstolos os voluntários do projeto caem na graça do povo. O respeito, a amizade, o cuidado do povo para com os jovens radicais começa a nascer e como sempre se fala: a cidade nunca mais será a mesma. O poder de Deus alcança a cidade de tal forma que muitas vezes não conseguimos entender.
O Projeto
Análise e Planejamento
A primeira fase do projeto é a de análise e planejamento onde são feitas visitas à cidade alvo com o intuito de conhecer o povo e as necessidades mais de perto. É feito um levantamento sobre a história da cidade e da igreja local, as principais dificuldades da população, além de um estudo geográfico analisando as distâncias entre os povoados, sítios, etc.
Nessa visita são feitas imagens da cidade para apresentação à JUBALIT e produção gráfica de cartazes e vídeos do projeto. Com os mapas conseguidos na cidade e as imagens do satélite capturadas via internet é desenvolvido um mapa da cidade através do qual são traçadas as estratégias para alcançarmos todas as residências.
As inscrições
Os voluntários podem efetuar sua inscrição via web através do site www.desafioradical.com. Já é incluso hospedagem econômica, alimentação, camiseta e transporte do local de treinamento para a cidade alvo. No momento em que é efetuada a inscrição o voluntário passa para o banco de dados da JUBALIT as suas habilidades eclesiásticas e profissionais. Esses dados são avaliados e na medida do possível cada pessoa é alocada para a área que possui mais experiência.
O valor de inscrição é de caráter simbólico em relação ao custo real do projeto, isso é mais um incentivo para que os voluntários participem. O custo total do projeto é sanado a partir das parcerias realizadas. O voluntário preenche um termo de adesão concordando com a Lei do Serviço Voluntário (Lei de Nº 9.608) e envia uma carta de recomendação da sua igreja assinada pelo seu pastor recomendando o voluntário ao projeto.
O preparo
Os jovens, as igrejas e as instituições religiosas são convocadas à oração. Cremos que a oração é o ponto de acesso a Deus e é a partir dessa dependência que tudo será executado em perfeição. Antes do projeto é feita uma Vigília de Oração em prol do DR onde passamos a noite toda intercedendo ao Senhor e suplicando sua bênção sobre as autoridades, os moradores da cidade, os voluntários e pedimos que Deus visite cada residência antes que o DR chegue lá. O Senhor Jesus é quem vai antes e prepara os corações por isso o resultado é sobrenatural.
Além da oração os voluntários são treinados em diversos assuntos, dentre eles: Realidade Cultural do Povo, Formas de Abordagem, Relacionamento, entre outros. A estratégia do DR para o alcance da cidade é passada para os voluntários de forma que todos, sem exceção, comprem a visão e lutem em busca dos mesmos objetivos.
As equipes
A distribuição dos voluntários é feita em equipes de trabalho com crianças, trabalho social, oração, evangelismo urbano, rali missionário e eventos. Todas as equipes funcionam durante os três turnos e tudo como planejado. Cada equipe possui metas que devem ser alcançadas sem perder de vista a qualidade do trabalho. Utilizando-se da agenda da equipe e de mapas os líderes direcionam sua equipe para o cumprimento da tarefa. Todos os resultados são documentados na Ficha de Controle de Resultados para que ao final tenham-se os números mais verdadeiros possíveis.
  • Trabalho com Crianças é divulgado na cidade com carro de som convocando todas as crianças para participar da Escola Bíblica de Férias onde elas escutam histórias bíblicas, participam de brincadeiras com palhaços, bonecos e fantoches, são ensinados sobre diversos assuntos de cunho moral, social, espiritual e recebem também um lanchinho.
  • Área Social do projeto oferece através de profissionais voluntários atendimentos sociais gratuitos nas áreas: médica, odontológica, psicológica, nutricional, jurídica, corte de cabelo, manicure, além de oferecer palestras e cursos à população. Temos o apoio de uma Unidade Móvel Odontológica adquirida através de uma parceria com o Multi-Ministério da Primeira Igreja Batista do João Agripino – João Pessoa.
  • Equipe de Oração tem, durante todo o projeto, uma sala onde são colocadas diante do Pai as dificuldades não só enfrentadas pelo projeto, mas também as orações da população através das equipes de evangelismo. Caminhadas de oração são feitas na cidade e Deus derrama suas bênçãos sobre todos.
  • As equipes de Evangelismo Urbano ficam com a responsabilidade de ir de casa em casa compartilhando do amor de Deus e ouvindo o desabafar dos moradores que na maioria das vezes só precisam de alguém para conversar, dar um consolo, fazer uma oração e sem dúvida de alguém que lhes apresente o amor de Deus. Essas equipes também dão suporte durante os eventos realizados na cidade.
  • Rali Missionário faz basicamente o mesmo que a equipe de Evangelismo Urbano só que ele atinge áreas de difícil acesso como sítios e assentamentos. Utilizando motos e caminhonetas essa equipe leva tudo isso para os lugares mais longes da cidade mas que também necessitam de amor e atenção.
  • Equipe de Eventos busca atingir grupos de pessoas nas praças, ginásios, sítios, feiras, etc., e se encarrega de chamar a atenção do povo utilizando várias ferramentas para isso: o PG – Ponto Gospel – onde é realizado um culto evangelístico jovem, o Teatro – formado pelos voluntários do projeto, a Banda de Forró Pé-de-Serra com músicas em estilo nordestino, o Hip-hop – grupo que trabalha com jovens envolvidos com as drogas, o Filme Jesus, o Quadro de Evangelismo em Cores, o Rapel para jovens da cidade que gostam de esportes radicais e outras apresentações como Manobras Motociclísticas.
Cada equipe se utiliza de estratégias próprias para o alcance dos resultados.
Resultados
Em Marcos 16, a Bíblia nos fala que os sinais que Jesus fez acompanharia os que crerem. Deus tem realizado grandes coisas através dos jovens voluntários do Desafio Radical. Podemos perceber a presença clara de Deus acompanhando cada mínimo detalhe na realização deste projeto de desde sua fase de Análise e Planejamento até sua implementação e resultados.
Acompanhamos de perto a restauração de jovens envolvidos em drogas, prostituição, e outros desvios sociais e morais, pudemos ver voluntários que usados por Deus expulsaram demônios, realizaram cura e assim puderam cumprir o chamado de Deus para as suas vidas, pudemos ouvir testemunhos de autoridades informando sobre a diminuição da violência e sobre o impacto nunca acontecido na cidade.
As bênçãos não apenas são notadas na cidade alvo mas na vida dos jovens voluntários, alguns recebem um chamado mais específico de Deus durante o projeto, decidem fazer seminários, levam esse amor também para as suas igrejas, suas juventudes, seus amigos e família.
“O mundo ainda está para ver o que Deus pode fazer através
de pessoas que se entreguem a Ele” (Moody)

Comentários