USUÁRIOS DENUNCIAM FALTA DE MEDICAMENTO


Os pacientes que dependem de Azatioprina, componente utilizado para evitar a rejeição a transplante de órgãos e para o tratamento de doenças como lúpus eritematoso sistêmico e hepatite, estão encontrando dificuldades de receber o medicamento no Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), em Campina Grande.
Uma idosa portadora de lúpus, que preferiu não ser identificada na matéria, disse que há mais de um mês procura pelo medicamento naquela unidade, mas é informada de que o componente está em falta e que não há um prazo certo para que ele comece a ser distribuído novamente. “Eu e várias outras pessoas dependemos dessa medicação e não podemos mais ficar sem ela. Quero que essa situação se resolva o mais rapidamente”, disse a usuária do Cedmex.
A diretora do Cedmex, Germana Cunha Lima, confirmou a falta do componente, mas disse que essa situação é um caso isolado. Ela disse que no caso da Azatioprina a falta se deve a um atraso no processo de licitação para a compra do medicamento, entretanto acredita que até a primeira quinzena de fevereiro a situação tenha sido resolvida.
O Cedmex da 3ª Gerência Regional de Saúde, que atende a 42 municípios, informou que vem conseguindo profissionalizar o setor e que, em um ano, ampliou de 14 mil para cerca de 20 mil o número de usuários cadastrados.
No local são distribuídos gratuitamente 241 tipos de medicamentos para usuários de mais de 40 patologias. Entre os beneficiados estão pacientes renais, transplantados, hipertensos, cardíacos, diabéticos e portadores de Alzheimer, com colesterol alto, entre outras doenças, síndromes e procedimentos aceitos pelo Protocolo de Diretrizes Clínicas e Terapêuticas do Ministério da Saúde.
Do Blog com JP Online

Comentários