CLILSON ESTAVA CERTO: AGRA É UM MAMULENGO!


Nilvan Ferreira
Foi meu amigo Clilson Jr. quem cantou esta pedra. Num dos seus artigos, intitulado "Agra, um mamulengo?", publicado no dia 02 de abril de 2010, às 17:47, Clilson fez a pergunta, que agora resgatada, pode-se afirmar mais do que nunca em tom de resposta: o prefeito Agra é mesmo uma espécie de "mamulengo".
O vai e vem do prefeito Agra, diante da famosa e deprimente reforma na equipe de secretários, da Prefeitura da capital, deixa mais claro pra toda a população, que ele, Luciano, não manda e nunca mandou, nunca ordenou nada na administração municipal. Confesso que se eu fosse o prefeito sentiria vergonha, diante dos meus munícipes, sabendo que toda a cidade nutre um conceito bastante negativo de um gestor, taxando-o de "pau mandado", "mamulengo", "serviçal", entre outros, diante de tudo que estamos assistindo nos últimos meses, na política pessoense.
E o fato é que a reforma no secretariado serviu para deixar essa impressão muito mais nítida. Agra agora escancarou de vez e, de novo, deixou claro que quem manda na prefeitura ainda é o ex-prefeito e hoje governador, Ricardo Coutinho e ponto final. Agra planeja algo, Ricardo determina que não. Agra imagina um modelo de cidade, Ricardo decide que é sonhar muito alto. Agra planeja um determinado índice de reajuste para o servidor, Ricardo estufa o peito e solta um poderoso "nao", "não" e "não".
Ricardo provou, neste episódio da reforma no secretariado, que continua dando as cartas e que sua palavra é a benção final e decisiva. O coitado do prefeito até tentou ensaiar uma espécie de independência para escolher a cara do seu governo, mas morreu na praia e sua decisão não durou 48 horas. Ricardo, que sabe usar o seu poder soberano, "peitou"Agra, mostrou que o centro das decisões é ele e somente ele, e impõs ao prefeito uma desmoralização pública.
Agra, que mais parece um "moleque de recado" a serviço do governador, não discordou, foi no seu computador, digitou a senha do twitter e provou pra todo mundo que é um rapaz muito obediente ao chefe. Agra é tão obediente que chegou até a dizer que Coriolano Coutinho, irmão do governador, permanecerá na sua gestão. Foi humilhante a situação do prefeito. Obrigado a dizer que "Cori" não foi demitido, que continuará sendo secretário, Agra joga na lata do lixo a sua decisão mais recente: evitar que coordenadores de campanha continuassem na prefeitura, ocupando cargos comissionados, pois o seu foco agora seria a gestão, os interesses do povo de João Pessoa.
Acontece que Agra pensou em tudo, mas esqueceu de combinar com Ricardo Coutinho. E não deu outra. O governador desmanchou tudo, desmontou a reforma que Agra anunciou no sábado e obrigou o prefeito a tornar público o seu desejo.

Comentários