Promotoria da Saúde inspeciona Hospital de Trauma e constata superlotação

assessoria
Promotoria da Saúde inspeciona Hospital de Trauma e constata 
superlotação

O promotor da Saúde de João Pessoa, João Geraldo Carneiro Barbosa, fez uma inspeção na tarde desta quinta-feira (25) no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e constatou que o problema de superlotação permanece. Existiam 183 pacientes internados, quando o Sistema Único de Saúde disponibiliza 148 leitos. Os 35 pacientes excedentes estão internos em macas distribuídos em enfermarias.

Segundo João Geraldo, a inspeção constatou ainda a existência de duas camas hiperbáricas dentro da Unidade de Terapia Intensiva, que estão há mais de um ano quebradas e cobertas com um pano. Ao conversar com o administrador do hospital e médico da Cruz Vermelha, Edmon Silva, o promotor da Saúde foi informado que a atual a administração do Trauma encontrou um Tomógrafo de última geração encaixotado e mandou instalá-lo. Mas o aparelho apresentou problemas de oxidação. Mandou-se fazer um orçamento para o conserto, e o valor ficou em pouco mais de R$ 1,9 milhão, quando um novo da GE custa em torno de R$ 800 mil. Encontrou-se, ainda, dois autoclaves - aparelhos de esterilização também encaixotados.

Participaram da inspeção os Conselhos Regionais de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Assistência Social, Engenharia e Arquitetura e Corpo de Bombeiros. O primeiro observou não existir problemas na área de odontologia, existindo sete profissionais. Já o pessoal de assistência social queixou-se apenas do setor dividir espaço com a área de psicologia. O Crea encontrou problemas com relação a acessibilidade para cadeirantes e falta de barras de apoio nos banheiros.

Comentários